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Oleaginosas e Sementes

São alimentos ricos em gorduras monoinsaturadas, as quais são benéficas ao organismo se consumidas com moderação. As oleaginosas (castanhas, nozes, avelãs, amêndoas) auxiliam no aumento dos níveis do bom colesterol (HDL), estabilizam os níveis de açúcar no sangue, regulam a pressão arterial e são ricos em antioxidantes, que têm a função de proteger as células dos danos dos radicais livres. Devem ser consumidas em pequenas quantidades, por terem um alto teor de gordura boa, portanto são consideradas altamente calóricas.

Foto de Grupal - Grupo de Pacientes Artríticos de Porto Alegre.

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Leite e derivados

São boas fontes de proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais necessários para o organismo, como: cálcio e fósforo, que possuem importante função na formação e manutenção da massa óssea e dos dentes. Consumo recomendado por dia: 2 a 3 porções

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Cereais e derivados

Esse grupo de alimentos contém uma boa fonte de carboidratos, pois basicamente gera energia ao organismo. É constituído por alimentos ricos em fibras que auxiliam no bom funcionamento do intestino quando usados na sua forma integral (Exemplo: pães e arroz integral), fornecendo grande teor de fibras. Possui vitaminas e sais minerais que aumentam a imunidade e auxiliam na prevenção de doenças.

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Grãos e Leguminosas

São fontes de carboidratos, que fornecem energia ao organismo. Possuem proteínas, que regeneram a pele e os músculos do corpo. Contêm alto teor de ferro, o que auxilia na prevenção de anemias, e vitaminas do complexo B, que apresentam importante ação no metabolismo celular. Além disso, fornecem fibras para a regularização do intestino. Consumo recomendado por dia: 2 a 3 porções.

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Carnes e Ovos

As carnes e ovos são formados por proteínas de alto valor biológico, fornecendo ao organismo todos os aminoácidos essenciais. Auxiliam na estrutura óssea, na formação de tecidos do cérebro, dos músculos, da pele e de diversos órgãos. Além disso, são boas fontes de ferro e vitamina B12, o que ajuda a prevenir anemias. Consumo recomendado por dia: 2 a 3 porções.

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Verduras, Legumes e Frutas

São alimentos ricos em fibras, o que auxilia o bom funcionamento intestinal. Contêm vitaminas e sais minerais, que fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir doenças. Possuem uma função fundamental de proteger as células dos radicais livres (substâncias provenientes da oxidação da membrana celular), agindo como antioxidantes, ou seja, evitando danos às células do nosso corpo, além de retardarem o envelhecimento. Consumo recomendado por dia: 3 a 5 porções.

Algumas frutas ajudam no controle de peso corporal, pois possuem água na composição e bastante quantidade de fibras, o que provoca a sensação de saciedade.

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Atividades 2015

Comunicamos que hoje, dia 6 de janeiro, iniciam-se as atividades no GRUPAL.
Atividades e horários para o Mês de Janeiro:
Dança todas as terças às 14h,
Atividades de alongamento nas quartas às 14h,
Atelier de bolsas nas sextas.

Aguardamos vocês! Compareçam!

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Boas Festas

O Grupal deseja muitas felicidades nas Festas Natalinas e no Novo Ano que se aproxima!

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Evento Moderna Idade – 19/11

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Evento de Conscientização para Artrite Reumatoide e demais doenças reumáticas – Porto Alegre

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